sábado, 18 de setembro de 2010

Recorde: Brasil cria dois milhões de empregos formais de janeiro a agosto, aponta Caged

O Brasil gerou em agosto 299.415 empregos com carteira assinada, 0,86% a mais do que em julho, quando foram criados 181 mil postos de trabalho. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado hoje (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No período de janeiro a agosto de 2010, o saldo é de 1,954 milhão de novos empregos formais, um recorde para o período. Segundo o ministério, a meta de geração de postos de trabalho em 2010 está mantida em 2,5 milhões.

No mês passado, o número de admitidos chegou a 1,74 milhão e o de demitidos, a 1,44 milhão. Foi o melhor mês de agosto da série histórica, que teve inicio em 1992, e também o segundo melhor resultado no ano. De toda a série histórica, esse é o quarto melhor resultado.

Entre os setores responsáveis pelo crescimento em agosto estão o de serviços, com 128.232 novos empregos, a indústria de transformação, com 70.393, e o comércio, com 65.083. O setor da construção civil teve o maior crescimento relativo no mês passado. Foram gerados 40.138 empregos, 1,59% a mais do que em julho (38.382).

Economia segura

Para o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), os números confirmam "o excelente desempenho da economia". "É a afirmação de que estamos dentro de uma rota segura de crescimento. Não vivemos uma bolha, ou um surto, mas um patamar da economia que nos assegura uma plataforma de crescimento", afirmou.

Segundo Ferro, a solidez da economia brasileira vai beneficiar o futuro governo. "Será importante para a futura presidente Dilma Rousseff, que vai pegar o País se estruturando. Isso tudo vai permitir novos passos e objetivos mais ambiciosos na geração do emprego, no crescimento econômico e na cidadania. A geração de emprego com carteira assinada é a consolidação de um crescimento sustentável e consistente de nossa economia", disse.

Nenhum comentário: