sexta-feira, 17 de setembro de 2010

HÉLIO E PATRUS LANÇAM PROGRAMA DE GOVERNO

Compromisso com a ética pública, erradicação da fome e do analfabetismo, redução do índice de mortalidade infantil são alguns dos 15 compromissos assumidos pelos dois candidatos. “Isso é o que faremos de imediato, a curto prazo. Vamos governar para todos, mas teremos um olhar mais atento, mais amoroso para os pobres”, ressaltou Patrus.

Hélio Costa, ao receber das mãos de Patrus o documento lançado hoje, agradeceu a todos pelas contribuições. “É uma obra que vai ficar para a história do nosso Estado. Ouvimos as pessoas em cada cidade que visitamos. Às vezes uma pessoa nos entregava um papelzinho no meio de uma caminhada e quando eu abria, encontrava ali uma sugestão importante que foi incorporada ao nosso programa”, disse Hélio.

“Assim que formamos a coligação “Todos juntos por Minas” começamos a fazer reuniões em todo o Estado com diversos segmentos da sociedade. Esse programa é um documento feito a várias mãos porque nós escutamos as bases. Demos conta de um programa à altura de Minas Gerais”, comemorou o candidato ao Senado, Zito Vieira (PCdoB), também presente no evento. Compareceram também para prestigiar o lançamento vários candidatos a deputado estadual e federal, prefeitos e representantes de todos os partidos que integram a coligação.

Ao final do evento, representantes do movimento hip hop manifestaram seu apoio à candidatura Hélio + Patrus por meio de uma música cantada de improviso. “É o apoio dos moradores das vilas e favelas a políticos que têm propostas boas para nós. Vamos levar essa mensagem a todos os companheiros do morro. O hip hop critica os políticos ruins e por isso é muito marginalizado. Aqui, tivemos um espaço que nunca imaginávamos ter”, cantou Mano Bill.

Prefeito denuncia pressão do Estado

“Peço aos prefeitos que tenham coragem de enfrentar as pressões que o governador tem feito em cima dos prefeitos que não o estão apoiando. Estou perdendo verbas porque sou do PMDB e apoio Hélio e Patrus ao governo de Minas. Sei de diversos prefeitos do PT, por exemplo, que estão sofrendo com o corte de recursos por apoiarem a coligação. Quero colocar aqui meu incentivo para que enfrentem essas pressões em nome de um projeto maior e melhor para Minas”, denunciou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, presente no evento. O prefeito também contribuiu com propostas para o Programa de Governo representando as demandas dos prefeitos e das cidades históricas de Minas.

Segundo Ângelo Oswaldo, é preciso eleger Hélio e Patrus para que Minas volte a respirar a liberdade inspirada pelos Inconfidentes. “Não queremos aquele governo que foi lá espalhafatosa e milionariamente festejar a liberdade na Praça Tiradentes no dia 21 de abril e impediu a sociedade de protestar democraticamente fechando a praça a pública. Isso não é liberdade e envergonha a história e o exemplo de Tiradentes. Esse governo está tirando até a liberdade dos prefeitos. É um absurdo”, protestou.

O prefeito de Ouro Preto disse que a cidade estará de braços abertos numa grande mobilização para receber a esposa do Hélio, Ana Catarina, e a de Patrus, Vera Victer, amanhã. “Faremos um grande evento para promover o 15 nas cidades históricas. É o número da vitória”, anunciou.

Hélio criará Secretaria da Igualdade Racial

“O atual governo fez um choque de gestão e não fez um choque de inclusão social da comunidade negra que, hoje, representa 53% da população de Minas que não foi contemplada com políticas públicas. É por isso que 90% do movimento negro presente neste dia tão importante está com a candidatura Hélio + Patrus”, afirmou Alexandre Braga, coordenador de comunicação da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Diversos representantes do candomblé, umbanda e quilombolas entregaram para Hélio Costa o Programa de Governo pela Igualdade Racial. O lançamento desse programa aconteceu na sede do PMDB de Minas Gerais, pouco antes do lançamento oficial do Programa de Governo da coligação “Todos juntos por Minas”.

Segundo Alexandre, pela primeira vez o movimento negro está unido em torno de uma candidatura. “Isso aconteceu porque o atual governo não priorizou, durante seus quase oito anos de gestão, uma política para as 468 comunidades quilombolas que existem em Minas, que é o Estado que mais tem comunidades quilombolas do Brasil”, explicou. Para Alexandre, só a representatividade da comunidade negra explica a importância da proposta de criação da Secretaria de Estadual de Promoção da Igualdade Racial apresentada por Hélio e Patrus, uma reivindicação antiga que nunca foi atendida pelos governos passados.

Alexandre garantiu que a comunidade negra está empenhada na campanha de Hélio + Patrus nessa reta final para a arrancada da vitória. A comunidade organizou a “Caravana do Samba” que fará uma panfletagem específica nas periferias de Belo Horizonte e nas principais regiões metropolitanas do interior do Estado. “A comunidade negra fez um lindo samba para a campanha. Estamos engajados na campanha do Hélio + Patrus para liquidar a fatura no primeiro turno, como a Dilma pediu”, afirmou.

Nenhum comentário: