sábado, 25 de setembro de 2010

Jornalistas franceses entrevistam Patrus sobre Bolsa Família

A repercussão dos projetos sociais do governo Lula continua despertando interesse na imprensa internacional, devido às transformações que têm proporcionado na vida dos brasileiros, especialmente dos mais pobres. Uma equipe da revista francesa Nouvel Observateur entrevistou hoje (24) o ex-ministro Patrus Ananias, candidato a vice governador na coligação “Todos Juntos por Minas” (PMDB/PT/PCdoB/PRB).

A maior curiosidade dos jornalistas era o Bolsa Família, programa que tem sido copiado e implantado em outros países em desenvolvimento. Eles pediram também que Patrus contasse sua experiência mais geral à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que retirou 20 milhões de pessoas da faixa da pobreza. Os jornalistas confirmaram que os programas sociais brasileiros estão tendo grande repercussão em outros países.

Ao chefe da equipe de jornalistas da Nouvel Observateur, o responsável pela sucursal da revista em Nova Iorque, Philippe Boulet-Gercourt, Patrus Ananias contou sua experiência como prefeito de Belo Horizonte, onde antecipou, entre 1993 e 1996, as experiências colocadas em prática no governo federal a partir de 2003.

“Começamos aqui políticas de segurança alimentar que inspiraram alguns programas do governo Lula, como o Fome Zero. Esse programa foi responsável pela criação de algumas iniciativas importantes - os Restaurantes Populares, o Incentivo à Agricultura Familiar e Atenção à Merenda Escolar”, disse Patrus. Visita a aglomerado - O jornalista francês visitou o Aglomerado da Serra, onde conversou com beneficiários de programas sociais, e contou que ficou muito impressionado com a mudança na vida das pessoas.

Patrus Ananias mostrou detalhadamente o trabalho que desenvolveu no Ministério de Desenvolvimento Social Combate à Fome, onde unificou, a partir de janeiro de 2004, ações de transferência de renda (programa Bolsa Família), segurança alimentar e nutricional e assistência social. Além disso, criou também uma inovação: a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, que monitora e avalia cada programa social.

Nenhum comentário: