domingo, 29 de agosto de 2010

VISITA AO ESTADUAL, ONDE COMECEI



A Escola Estadual Maurílio de Jesus Peixoto, o Colégio Estadual, um dos mais tradicionais de Sete Lagoas, recebeu nossa visita, nesta última semana. Foi lá comecei minha militância estudantil, quando tinha apenas 16 anos. Desde então, minha participação foi marcante na organização de grêmios estudantis, tendo como uma de minhas principais bandeiras o passe livre no transporte público para os estudantes. Fui muito bem recebido pelos estudantes, com os quais conversei, apresentei propostas de governo e distribui meu jornal de campanha. Confira, abaixo, as propostas que temos para a juventude:

1 – Implantar em Sete Lagoas escolas de qualificação profissionalizantes (CEFET e IFET) com o objetivo de preparar a juventude para as oportunidades que estão surgindo com o desenvolvimento econômico da cidade e da região.

2 – Incentivar que a renda gerada no município por meio dos empregos criados por grandes empresas que estão sendo instaladas em Sete Lagoas sejam direcionadas a jovens qualificados dentro da nossa própria região.

3 – Ampliar as políticas educacionais, culturais e de incentivo ao jovem desenvolvidas pelo Governo Federal, como PROUNI e ProJovem, além de ampliar as políticas de meia entrada e passe livre.

4 – Promover políticas e ações de combate e prevenção à drogadição que assola a juventude do país, assim como trabalhar na construção de um centro de recuperação de viciados que ofereça atendimento público e gratuito.

6 – Desenvolver políticas públicas de saúde mais eficientes e eficazes voltadas exclusivamente para o público jovem, principalmente voltadas para a prevenção.

7 – Buscar a construção e a revitalização de locais de lazer e esportes, como praças, campos e quadras poliesportivas oferecendo opções de lazer para a juventude.

8 – Desenvolver ações de democratização do acesso à internet de banda larga nas escolas públicas e no meio rural.

9 - Fomentar a criação de movimentos sociais de luta dos direitos da juventude dentro das escolas, das faculdades e dos ambientes sociais prioritariamente juvenis, além de garantir a participação e integração dos jovens nos conselhos populares.

10 – Criar o Conselho da Juventude, tão necessário para que essa classe busque e lute por seus direitos, já que os próprios jovens podem levantar suas demandas e cobrar do poder público.

11 – Ampliar o debate feito em torno do desenvolvimento sustentável e da compensação ambiental com o objetivo de criar leis aplicáveis à realidade brasileira já visando a utilização dos espaços urbanos pela juventude de hoje.

12 – Elaborar um mandato participativo com a realização de plenárias com os movimentos sociais da juventude no sentido de garantir a participação efetiva dos jovens no mandato, com sugestões e críticas.

13 – Estabelecer um calendário cultural anual (com shows, peças, mostras e exposições artísticas) com o objetivo de oferecer acesso à cultura e opções de lazer e entretenimento para a juventude.

Nenhum comentário: